segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Tudo calmo…ou a transformar-me num dragão



23 de Fevereiro


Há já quase 15 dias (faz amanhã) que estou em repouso a tentar contrariar as pressas da Luísa.
Embora já mostre sinais de teimosia (todos herdados do pai, nada de mim…), porque volta e meia as contrações fazem uma visita, a pequena tem-se adaptado bem a esta vida de quietude entre a cama e o sofá e umas idas à casa de banho.

Nos primeiros dias em casa confesso que estava com medo. Tinha receio que a cada nova contração tivesse de agarrar nas coisas e ir novamente para o Hospital. Mas com os dias fui aprendendo a ouvir o meu corpo e a encarar as minhas “novas amigas” como algo normal, desde que não me trouxessem dor ou fossem muito frequentes.

As dores lombares, por estar sempre muito deitada, também já aliviaram às custas de muitas almofadas por todo o lado e algumas massagens do J.

Por estes dias, também tenho sempre à mão esta lista de sinais indicativos de parto prematuro do site www.mamasebebes.pt para tentar minimizar qualquer susto ou atuar em caso de algum destes sintomas:

·         Cólicas constantes ou ocasionais parecidas com as do período menstrual;
·         Dores constantes no baixo-ventre;
·         Pressão na região pélvica (como se o seu bebé estivesse a empurrar para baixo);
·         Cólicas abdominais (com ou sem diarreia):
·         Perda do rolhão mucoso;
·       Contrações uterinas a cada 10 minutos ou mais frequentes, que podem ser dolorosas;
·         Sangramento e dor intensa e persistente na barriga;
·         Dor nas costas que não diminui mesmo após o repouso;
·         Uma sensação de pressão no útero.

Entretanto, a azia apareceu na minha vida. Até agora nunca tinha tido azia durante a gravidez, embora muitas grávidas me falassem desse terror, sobretudo, a minha prima C. que dizia acabar com os stocks de Kompensan nas farmácias cá da zona. Agora é que eu entendo o que ela sofria. Isto é simplesmente horrível. Esta sensação de ardor na garganta, como se a seguir fossemos capazes de cuspir fogo qual dragão do Senhor dos Anéis e saber que qualquer coisa que se coma nos vai piorar a azia, mas mesmo assim ter fome. Eu já tentei as comidas sem gordura, as bolachas de água e sal, comer doses menores e nada me conseguiu combater a azia. Mãe sofre!
 



Sem comentários:

Enviar um comentário