segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Ahhh, isto é que são contrações…



13 de Fevereiro


O dia no Hospital é cheio de rotinas. Três vezes ao dia, aqui no paraíso das grávidas de risco, nos medem a tensão e fazemos os traçados. Os traçados consistem em registar se temos ou não contrações e qual a sua intensidade/frequência e ainda o batimento cardíaco do bebé. Além disso, dão-nos uma espécie de botão para a mão que temos de apertar sempre que sentimos o bebé a mexer.

Quando fui internada a palavra contrações não fazia parte do meu léxico. O cólo do útero reduzido já servia para me ocupar os dias de preocupação e estava somente concentrada nesse problema. Ora chegando à hora dos traçados, sempre que sentia a minha barriga mexer lá apertava eu o botão, tranquila da vida a pensar que eram meros movimentos da Luísa apressada. Quando a enfermeira me disse que eu estava a ter contrações e as estava a registar como movimentos do bebé fiquei espantada. CON-TRA-ÇÕES?! Contrações às 26 semanas? Não bastava o cólo do útero estar a abrir-se e ainda me queria expulsar a miúda para o mundo?

E foi a partir daí que os meus dias passaram a ser mais centrados nas contrações que noutra coisa. 


Mais tarde a médica explicou-me que desde que fossem contrações sem dor e que não tivesse perda de sangue ou líquido amniótico não haveria razão para alarme, mas era importante estar sempre atenta às minhas “novas amigas” e qualquer alteração na sua frequência ou intensidade deveria comunicar.

Uma das enfermeiras durante um dos traçados assistiu a uma contração e mostrou-ma. Basicamente sempre que a minha barriga começava a ficar dura e a crescer como um balão era uma contração, que eu anteriormente pensava que era a Luísa a espreguiçar-se cheia de força.

Nesse momento fez-se luz. Alto! Eu já tinha vindo a assistir a estes movimentos da minha barriga há algumas semanas, mas pensava que era sempre a bebé. Até chamava o J. para ver a minha barriga a mexer-se. Se eu me tivesse apercebido há mais tempo… mas quem é que às 24, 25 semanas na altura imaginaria que estava a ter contrações?

Assim, agora os meus dias são um verdadeiro diário de contrações, onde uns dias são menos frequentes e levezinhas e noutros voltam a galope. Ter ou não ter contrações, eis a questão…

 

2 comentários:

  1. Prima, eu comecei com contracções às 28 semanas, se tivesse um dia muito cansativo à noite era um fartote!!! Mas essas até lhes achava piada e pensava bem se for assim nem preciso de epidural... ai não que não precisei!!! força aí Luísinhas ;)

    ResponderEliminar
  2. O meu problema é ter as contrações e o cólo reduzido. Estas raparigas dão-nos que fazer... Beijinhos

    ResponderEliminar