segunda-feira, 23 de março de 2015

A seita da amamentação



23 de Março

Ando desconfiada de que há uma seita da amamentação. A sério, não estou a brincar! Uma seita que venera as mães que amamentam, força aquelas que por algum motivo não estão a conseguir amamentar e ostraciza as que simplesmente não querem dar de mamar.

A mim ainda não me vieram “evangelizar”, mas tenho para mim que a estratégia começa com uma abordagem indireta. Passo a explicar: quer nas salas de espera do Centro de Saúde quer nas do Hospital (corredores também e salas de traçados, etc.) estão espalhados pelas paredes posters e trabalhos feitos pelas enfermeiras sobre os benefícios da amamentação. Às dúzias…

Depois há ainda os chamados Hospitais Amigos dos Bebés, que são aqueles que promovem e incentivam ao aleitamento. Mas um Hospital que dê às mães a possibilidade de escolherem entre amamentar e não amamentar não é Amigo dos Bebés, é isso? Passa à lista negra?

E ai de quem questionar a lista das grandes vantagens em se dar de mamar! Pobre criatura fica logo marcada como se do anti-cristo se tratasse, começando o bombardeamento com os estudos de X, Y e Z sobre o aleitamento e as recomendações da Organização Mundial da Saúde. É que vão logo puxar de grandes nomes para fazerem a pobre criatura sentir-se minúscula, um nabo na matéria.

Acho giro que as vantagens em dar de mamar andem sempre na boca de médicos e enfermeiros, mas raramente se ouçam palavras como fissuras nos mamilos ou mastites e depois quando elas aparecem é uma surpresa para as mães.

Há uns anos caí no erro de dizer à minha médica de família que não saberia se um dia conseguiria dar de mamar por causa dos sinais que tenho junto aos mamilos. Ai o que tu foste dizer!! A médica não só fez uma cara igual à da minha avó quando lhe digo que já não vou à missa há um ano, como quase que foi buscar o alho, a cruz e a água benta. Levei uma lavagem cerebral e prometi a mim mesma nunca mais tocar no assunto com membros da alegada seita.

Depois já assisti aqui no Hospital ao caso de um bebé que chorava dia e noite, com fome porque não conseguia agarrar os mamilos da mãe e as enfermeiras insistiam em que a mãe desse de mamar. Caramba há necessidade de uma criança ficar um dia inteiro naquele berreiro e cheia de fome? Só mesmo em último recurso lhe deram um biberão. Não percebo porque não extraíram logo o leite e lho deram no biberão. Será que o biberão também é um objeto do demo??!

Outra coisa gira é quando alguém põe, por exemplo, a foto do seu filho recém-nascido numa rede social e aparece logo alguém com comentários do género “Espero que estejas a amamentar…”, “Amamentar é muito económico e prático e a OMS diz que…”. Hilariante! Tenho ou não tenho razão quando digo que há uma seita?

Amamentar ou não deve ser uma opção da mãe (e do pai, em parte). Deve ser um momento de harmonia entre a mãe e o bebé, independentemente das vantagens que o leite materno tenha. Até porque uma mãe que se sinta forçada ou pouco à vontade para amamentar nunca vai transmitir ao bebé calma ou estabelecer uma ligação positiva durante aquele momento.

Mas não digam à seita da amamentação que eu disse isto… tenho a certeza que eles andam aí à procura de mães para evangelizar. É ficar à espera.

3 comentários:

  1. Eu bem que tentei dar de mamar, mas logo na 1ª semana o Afonso destruiu-me os mamilos e estive uns dias a tentar tirar pela bomba, mas aos poucos fiquei sem leite e o meu piolhito está praticamente a ser alimentado só a suplemento... Fico com pena de não ter conseguido dar mais tempo, acima de tudo pelos anticorpos que transmitimos que não existem ainda no leite em pó e agora verifico também pelo factor monetário... Uma lata de leite desaparece num abrir e fechar de olhos e é muito cara, MAS nada a fazer, ele continua a engordar como um porquinho lindo e eu fico feliz por isso.

    Não digas à seita isto, se não batem-me à porta para me dar na pele :p Beijinhoooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. We have a deal! :P A minha boca é um túmulo. Beijinhos

      Eliminar
  2. http://amacadeeva.clix.pt/2015/03/coisas-que-uma-mae-descobre-e-de-que.html

    vê isto :) fez-me tanto lembrar a seita da amamentação!!

    ResponderEliminar