domingo, 8 de março de 2015

As mulheres da nossa vida



08 de Março

Sabes Luísa ao longo da tua vida vais ouvir que as mulheres são o sexo fraco. Mentira! Não acredites. As mulheres são o sexo forte, as mulheres são super mulheres.

Não penses que com isto estou a rebaixar os homens, nada disso. Apenas quero que saibas que as mulheres conseguem mais e melhor que os homens só não são muitas vezes valorizadas por isso. Mas as coisas estão a mudar. Lentamente. Mas a mudar.



Ao longo da minha vida sempre contactei com mulheres fortes e espero que tu vás também usufruir dos seus exemplos. Hoje, Dia Internacional da Mulher, gostava de lhes prestar uma pequeníssima homenagem e desta forma apresentar-te as super mulheres da vida da mãe.



Vais conhecer a avó C., alguém que perante os problemas arregaça as mangas e segue caminho, que de todos cuida sem esperar nada em troca, que é “mãe” de muitos meninos e meninas e que é o alicerce fundamental da vida da mãe.

Vais conhecer as bisavós C. e A., mulheres à moda antiga, rijas, daquelas que não quebram fácil e que nos ensinam que há sempre forma de irmos buscar forças mesmo quando pensamos que já não aguentamos mais.

Vais também conhecer a madrinha da mãe, que completa a avó C. e juntas fazem a família girar. A mãe adora a madrinha dela e pensa muito nela, porque se desdobra em múltiplos trabalhos e cuida dos filhos como ninguém, é uma mãe leoa.

Depois há a tia C., que perdeu a mãe dela cedo de mais, mas cuida dos seus três rebentos com muito amor e que tem uma preocupação desmedida connosco. Temos de lhe agradecer as roupinhas que a tia C. nos mandou e que eram da afilhada da mãe em bebé.

Há também a tia L., que na sua simplicidade tem um coração enorme e onde cabe sempre mais um “sobrinho”, já que Deus não lhe deu filhos.

Para além dos laços familiares há outras mulheres muito importantes na vida da mãe, como as “tias do coração” G., Z. e M. sempre prontas a entrar em ação para ajudar a avó C. em qualquer coisa e que viram a mãe nascer.
Tu própria vais ter muitas “tias do coração”. Umas estão longe, outras estão perto, mas todas se preocupam contigo e já te adoram mesmo antes de te conhecer.

Vais rir-te muito com as tolices da tia L. que te vai levar às vindimas e ao cinema vais com a tia M. que tem bom gosto e percebe muito de cinema português. Vais brincar muito com a Margarida da tia M. e a Camila da tia J. Já a tia M. (tens duas tias M.) vai ensinar-te a ser prática, que é a melhor forma de encararmos a vida.

As outras tias que me desculpem mas a tia V. merece um parágrafo só para ela, porque já passou por muitos obstáculos na vida e nunca foi abaixo. Teve força para cuidar da família como ninguém e abdicar da felicidade própria: a isto se chama amor incondicional. Ainda assim não desistiu dos sonhos todos e tem somado vitórias. É uma super mulher.
Vais também aprender o que quer dizer “família Preciosas” e visitar Santiago de Compostela com as tias G., P. e J. e retirar delas o que cada uma tem de melhor. Vais aprender o que é o perfecionismo com a tia G., a lançar-te no mundo com a tia P. e a alcançar objetivos com a tia J. (e quem sabe a namoriscares com o bebé da tia J.).


Como vês exemplos de grandes mulheres não te faltam. Aprende com elas. Absorve o melhor de cada uma e procura nelas um refúgio, quando precisares, assim como a mãe o faz. E nunca, mas nunca, acredites quando te disserem que as mulheres são o sexo fraco. Nós movemos montanhas.
 

1 comentário:

  1. Mas o maior exemplo que podias ter, Luísa, é a tua mamã. Forte, determinada e persistente. É essa determinação e persistência que me fazem ficar descansada por saber que a tua mãe consegue tudo, até no momento que a estás a fazer passar, marota! :)
    Inteligente, culta, cativante, dedicada, racional, organizada e super bem humorada, uma verdadeira fortaleza. Assim é a tua mãe, Luísa. Ainda não nasceste e já estás cheia de sorte! <3

    ResponderEliminar