sexta-feira, 13 de março de 2015

Game of Tables (imaginem que ouvem o genérico do Game of Thrones)



13 de Março

Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo,

Tenho a solução para o seu problema de falta de médicos e enfermeiros nos hospitais públicos. E digo-lhe mais, é uma solução que nem o obriga a contratar novos recursos humanos e aproveita colaboradores que já por aqui andam. Não acredita? Ora tome atenção desta nossa história.

Era uma vez no reino das grávidas de risco duas grávidas em repouso relativo (só nos podíamos levantar para fazer xixi e tomar banho), uma grávida em repouso absoluto e outra que se podia movimentar. À hora das refeições a grávida que podia caminhar almoçava sentada na mesa do quarto, enquanto as outras três tinham que almoçar na cama, cada uma com a sua mesa.
Mas um dia a grávida que se movimentava foi ter bebé e no seu lugar entrou mais uma grávida, que com o passar do tempo passou a repouso relativo. Como no reino das grávidas de risco só havia três mesas de refeições de irem à cama e nos reinos vizinhos não havia meses a mais logo se gerou a confusão.

Durante a distribuição de uma das refeições pedimos a uma auxiliar que arranjasse uma mesa de ir à cama para a mais recente grávida do nosso reino. A auxiliar que é daquelas pessoas que parece que tem sempre o nariz franzido e faz aquela cara de que todos lhe devem e ninguém lhe paga, disse logo que não havia mesas de vago nos outros quartos. Foi então que puxou de toda a sua sapiência e começou a diagnosticar as outras três grávidas a ver quem é que ia passar a comer na mesa com cadeira e dar a sua mesa à outra grávida.

Primeiro tentou puxar a mesa de uma das grávidas em repouso relativo e dissemos-lhe logo que ela não se podia levantar. Começou a barafustar e virou-se para a segunda grávida a perguntar-lhe (a mandá-la, mais propriamente) se ela não podia ir à mesa. Ai, subiu-me a mostarda ao nariz:
- Desculpe, mas essa colega entrou aqui a sangrar, esteve em repouso absoluto dias, só hoje é que a autorizaram a levantar-se para fazer xixi. Acha mesmo que ela pode tomar as refeições sentada à mesa???
- Então e você porque não vai?
- Tenho um cólo do útero de 7ml, com ameaça de parto pré-termo e a médica mandou-me levantar o menos possível.
Lá enfiou a viola no saco e partiu para novos reinos, onde grávidas ou parturientes não dessem tanta luta.

Posto isto, Sr. Ministro, a partir de agora pode começar a colocar algumas auxiliares no lugar de médicos e enfermeiras, porque há algumas que pelos visto sabem fazer diagnósticos e mandar levantar as pessoas, mediante as necessidades do serviço. Até porque não coloca-las a dar as altas? Aposto que dessa forma esta quarto já estava vazio.
Aqui tem a solução aos seus problemas, Sr. Ministro.

_ _ _

Independentemente deste episódio que eu vou apelidar de cómico, pela disputa das mesas, não se assustem que por norma as auxiliares são pessoas muito acessíveis, prontas a ajudar e que trabalham para o nosso bem estar. Claro que depois há sempre a exceção à regra e algumas nos olham de lado e fazem assim uns comentários infelizes, como se nós estivéssemos aqui em repouso porque não tínhamos dinheiro para um SPA e viemos parar aqui.

Vamos a ver se os episódios da série Game of Tables fica por aqui…

Sem comentários:

Enviar um comentário