terça-feira, 10 de março de 2015

Keep calm…que já sei respirar



10 de Março

Há enfermeiras que fazem a diferença nos nossos dias. Acho que deviam mesmo de fazer um estudo sobre o comportamento das enfermeiras e o seu reflexo no bem-estar dos pacientes. Sinceramente, tirando um ou dois exemplares menos encantadores, confesso que não me posso queixar e algumas são mesmo uma lufada de ar fresco nos dias mais escuros. Quando há falta de comunicação/compreensão entre nós e os médicos há enfermeiras que conseguem mesmo mandar todos os nossos medos e demónios embora, explicando-nos bem os procedimentos ou outras vezes dando-nos alento.

Quando comecei nesta vida de repouso e internamentos uma das coisas com que fiquei com muita pena foi com a impossibilidade de frequentar o curso de preparação para o parto que ia ser dado na minha Unidade de Saúde Familiar. É certo que hoje há imensos livros e outro tipo de informação, mas quando nos surgem dúvidas é sempre bom perguntar a uma enfermeira.

A minha mãe descansou-me, dizendo que na altura dela não fez curso nenhum e foi aprendendo com a prática. Mas havia uma coisa que eu queria mesmo saber fazer: as respirações durante o trabalho de parto. É que uma vez, uma amiga que trabalha no Núcleo comentou que muitas vezes sentia a diferença entre mães que sabiam como se comportar durante o parto e as que não tinham tido preparação.

Ontem, durante uma das nossas milhentas conversas sobre bebés e partos, aqui no quarto, pedi a uma colega que tinha feito um curso desses para me ensinar. Sem resultado! Ou ela já não se lembrava ou estava com vergonha de explicar. Começou a desconversar para outra coisa…

Por sorte a enfermeira da noite, a pedido de outra colega de quarto com a mesma dúvida que eu, arranjou um tempinho durante as tarefas de rotina, e esteve aqui connosco a tirar-nos todas as dúvidas e ainda nos ensinou as respirações. Como devemos fazer durante as contrações e depois como se faz já durante o trabalho de parto com epidural.

Além de ter tornado a nossa noite mais alegre e leve, também fez de nós mães menos ansiosas por termos falta de formação. Acho que adormecemos todas a pensar nas respirações para que no dia não falhe nada.

Obrigada enfermeira A.!

Sem comentários:

Enviar um comentário