terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Tenham calma que eu já me sento



08 de Dezembro

“A Luísa está muito bem. Agora só nos voltamos a ver aos nove meses, quando ela já terá de se sentar e fazer mais algumas coisas”, disse-nos a Dr.ª T. aquando da consulta de Neonatologia no Hospital, aos quatro meses. Eu até nem sou mãe de cismar nas coisas, que se há coisa que um bebé prematuro nos ensina é a viver um dia de cada vez e a celebrar cada vitória, mas aquele excerto não me saía da cabeça quanto mais o tempo passava. “Terá de se sentar”. “Terá de se sentar”. É que o raio da rapariga não se sentava.

Aos seis meses começamos a insistir, mas ela odiava. Em contrapartida adorava estar em pé. Segurávamo-la debaixo dos braços e ela toda feliz a fazer força nas pernas. E veio o sermão da nossa Pediatra! Na consulta de rotina dos seis meses perguntou-me se nós a punha-mos muito de pé. A verdade é que sim. Puxão de orelhas na mãe e a partir daquele dia a ordem era para sentar, estávamos a fortalecer as pernas, quando devíamos era estar a fortalecer-lhe as costas primeiro. Toda a família foi avisava – avós, bisavós, tios, amigos -, a menina tinha de se sentar e nada de a pôr em pé.

Sete meses e nada. Bem a púnhamos rodeada de almofadas, mas ela continuava a não achar piada a estar com o cu no chão. O normal era começar a rebolar para os lados e quando dávamos por ela já estava toda contente de barriga para baixo a brincar. A verdade é que sendo mexida como é estar sentada a limitava muito, não se conseguia arrastar, e ao estar deitada arrastava-se para onde queria ir, normalmente rebolando.

Mas há cerca de uma semana quando a vi sentadinha direitinha e sozinha mais de dez segundos, quis lançar foguetes. Fiquei tão contente, mas tão contente. Eu sei que para uma mãe “normal” é mais uma etapa, mas para mim soube-me a mais uma vitória sobre os “bichos maus” que nos primeiros dias de vida quiseram fazer mal à minha Apressada. Apesar de tudo, o tema sequelas está sempre presente nas nossas vidas. Mas nada de viver em alarme constante, porque como uma vez me explicou a Dr.ª T. do Hospital, o cérebro de um bebé é algo muito maleável e pode ser trabalhado de várias formas para se atingir os objetivos.Só temos de dar o tempo ao tempo.

Por isso, tenham calma (eu, sobretudo!!) que a Apressada já se senta!

2 comentários:

  1. GOSTEI... e a 'apressada' não é a Luisinha filha... mas a Luisinha mãe. Bjis para ambas... e, minha querida Anita, vai esperando sentada, pq quando eles não querem, eles mandam. A Bruna por ex. nunca gatinhou... e, por isso mesmo, começou a andar aos 10 meses. De tal forma foi 'apressada' nisso, que praticamente não tinha ainda dentes (nisso foi atrasada q.b.). E quando eu dizia, aflita, "Dr. a Bruna está tão atrasada nos dentes... até já caminha", o pediatra dizia: "Não se preocupe... é na maneira que não os parte facilmente pq vai cair muito nesta 1.ª fase"... eheh...
    (angela)

    ResponderEliminar
  2. Lá isso é bem verdade, elas é que mandam! Nós tentamos controlar a coisa, mas no final são sempre elas que ganham :) beijinhos

    ResponderEliminar