domingo, 24 de maio de 2015

A expectativa de abrir uma fralda



24 de Maio

Fazer cocó é uma arte. Pelo menos para os bebés é.
Ainda ontem comentava com amigas que uma pessoa tem a certeza de que é mãe quando quase bate palmas ao ver uma fralda suja ou a ouvir uma série ritmada de flatulências muito mal cheirosas. Foi essa a figura que fiz ontem.

Durante o internamento da Luísa uma das perguntas que as enfermeiras e médicas faziam logo pela manhã era se a bebé já tinha feito cocó. Nessa altura, muito orgulhosamente dizia que em quase todas as mudas de fralda a Luísa me presenteava com um cocó. Por oposição havia outras mães que passavam a vida na esperança de encontrar um cocó na fralda a cada muda e quase sempre sem sucesso. No final do dia só lhes restava a estimulação do bebé.

Desde sexta-feira que me tornei numa dessas mães.
Ainda que as cólicas, porque causa dos gases, já sejam sobejamente conhecidas cá em casa, agora acresce a preocupação pela fralda suja.
Na sexta-feira depois de várias mudas de fralda sem nenhum “presente” comecei a ficar preocupada e a lembrar-me da pergunta matinal das enfermeiras e médicas. A Luísa tinha de fazer pelo menos uma vez cocó por dia para nos certificarmos que estava tudo bem com a barriguinha e os intestinos dela.

Fralda após fralda a frustração era cada vez maior. Tentamos tudo o que sabíamos: as massagens, colocá-la de barriga para baixo, tudo o que nos viesse à mente. Em último recurso tínhamos sempre a técnica do Bebegel.
Na Pediatria, num dia em que a Luísa se contorcia com as cólicas, uma enfermeira ensinou-nos esta técnica, que basicamente consiste em cortar a base de um Bebegel, retirar todo o seu conteúdo, lavá-lo bem e usar o tubinho de aplicação para inserir no rabinho do bebé com o objectivo de ajudar a libertar os gases.

Claro que muitas vezes juntamente com os gases acaba por vir também o cocó. E testemunha disso fui eu, que há uns dias a fazer-lhe essa técnica para a ajudar com as cólicas fui presenteada com um cocó de esguicho que me sujou o pijama todo, o trocador de fraldas e ainda conseguiu chegar ao tapete do quarto. Imagem bonita que acabei de criar, não foi? A verdade é que apesar do cenário fiquei muito contente com o resultado, porque a Luísa fico, de facto, muito aliviada.

Ontem à noite depois de várias horas de choro desesperado tentamos a técnica do Bebegel na Luísa a ver se com os gases saía também o resto que já há quase um dia não aparecia. Nada de nada! Quase nem gases saíam.
Em desespero lembrei-me que numa das bebés da Pediatria que era muito presa a enfermeira usava o Bebegel, mas molhava a ponta do invólucro no líquido que extraía para que a bebé fizesse cocó.
Não me agradava muito fazer isso, bem sei a sensação do Bebegel nos nossos intestinos (na Obstetrícia só nos dão alta após o parto depois de irmos à casa de banho e dão-nos dois Bebegel para usarmos e assim não prolongarmos a estadia…) e num bebé pequenino ainda ficamos mais inseguras. Mas tinha de ser. Não podia passar outro dia sem cocó na fralda.

O choro da Luísa, o vê-la a puxar até ficar vermelha e contorcer-se com as dores e nós ali impotentes estavam a dar cabo da nossa resistência como pais.
Deitada no trocador lá comecei a estimulá-la primeiro sem o conteúdo. Como não tínhamos resultado pus então um bocadinho do Bebegel na ponta do invólucro e após alguns minutos lá saiu um cocó extremamente malcheiroso, mas que aliviou um pouco a Luísa. Não foi muito comparado com o que ela costuma fazer, mas foi já um começo e deitámo-la com a esperança de que na próxima muda de fralda esta viesse bem recheada.

Infelizmente hoje de manhã o cenário era o mesmo do dia de ontem: uma fralda cheiinha de xixi, mas cocó nada! Para não ir logo para os extremos comecei por lhe fazer as massagens e passado algum tempo, estando ela a puxar bastante, lá conseguiu fazer um cocózito. Mas agora já se está outra vez as contorcer com dores. Bolas! Não bastavam os gases agora também temos o drama do cocó.

Esta semana temos consulta na Pediatra e espero mesmo que ela nos possa ajudar com alguma solução, porque é muito difícil para o J. e eu enquanto novos pais ver a nossa bebé a chorar desesperadamente e com dores e quase nada do que nós fazemos a alivia.

Até lá vamos continuar a olhar para as fraldas como se dum tesouro fossem e lá dentro estivesse um diamante…





1 comentário:

  1. Compra chá Nutribén Alivit, ajuda muito principalmente nas cólicas... E a Luisa já tem 1 mês podes-lhe dar as gotas Infacalm para as gotas... Huve um altura qe tive que dar 2 a 3 vezes por dia ao Afonso e ele ficava muito melhor. Este mês já não precisou delas *

    P.S os pediatras por norma dizem que eles podem ficar até 3 dias sem fazer o cocózito, só se manifestarem dores é que devemos de os tentar estimular *

    ResponderEliminar