sexta-feira, 10 de abril de 2015

Luísa, menina de Abril?



10 de Abril

Filha, eu bem que tinha razão em chamar-te Apressada. Com que então queres vir a este mundo já antes do final do mês? Eu estou tramada contigo. Isto não é bom prenúncio, é que tu não me ligas nenhuma. Fazes o que bem entendes e eu e o pai que nos desenrasquemos. Está bem… O teu pai nestes últimos tempos ganhou uns cabelos brancos novos e eu ainda não os tenho, mas parece-me que vão começar a aparecer. Melhor reforçar o stock da tinta.

Ontem fomos à Dr.ª S. que queria ver como nos andávamos a portar. Pois bem, a mãe já tem 3cm de dilatação! E estares quietinha, não? Ainda nem chegamos às 35 semanas, miúda. Para além disso, mesmo que eu tenha apetite e coma bem tu és um pisco. Por esta altura já deverias ter 2,200kg e a estimativa dá 2kg. Se fosse a ti começava a aproveitar o que te chega pelo cordão, senão ainda temos de fazer um estágio na incubadora e tu não queiras isso.

De resto, os fluídos estão bem, mas a tua pressa é tanta que até a placenta da mãe ajuda e já está madura, embora ainda a funcionar decentemente para te alimentar e aquecer. Também não saíste do sítio em que te fomos encontrar desde as 25 semanas, ou seja, cabecinha para baixo à espera que a “porta” se abra. Mas, Luísa, já tínhamos tido esta conversa. O ideal era a “porta” abrir-se só lá para o final do mês. Pleaaaase!

Depois do choque de saber que já tenho 3cm de dilatação e que há muitas pessoas que nem essa dilatação têm quando entram em trabalho de parto, agora é viver um dia após outro na esperança que te aguentes mais uma ou duas semanas. Dada a experiência da Dr.ª S. o prognóstico foi que muito dificilmente chegavas ao final do mês. Para além disso, na próxima semana a mãe deixa de tomar a medicação que tem feito para evitar as contrações, ou seja, mais um empurrãozinho para saltares cá para fora. Tenho de me mentalizar que serás uma menina de Abril e não uma menina de Maio, como estávamos a contar.

Tenho uma coisa a confessar-te, filha. Não é bonita. Ontem quase que dei com o prato da sopa na cabeça do teu pai. À hora do jantar, quando estava a contar-lhe como tinha corrido a consulta e o que a médica tinha dito a reação dele foi: “E ela não falou em seres novamente internada?” A sério que fervi. Não entendo esta obsessão do teu pai pelos meus internamentos hospitalares. Bem, no fundo até sei, chama-se medo, cagufa. Os homens às vezes são tão medricas que até dá dó. E uma pessoa que precisa de alguém que nos acalme e diga que vai tudo correr bem ainda tem que lidar com os nervos dos outros e refrear instintos de partir para a violência…olha eu ir agora para o Hospital com 34 semanas e nada de grave a assinalar. Ai Senhor, quando inventaste os homens esqueceste-te de muita coisa… Por outro lado, estou a pensar preparar a câmara de filmar, porque acho que se calhar vai ser giro filmar a reação do teu pai quando chegar ao pé dele e disser que me rebentaram as águas ou que estou com contrações.

Em Abril águas mil, por isso se me rebentarem as águas até está adequado.

2 comentários:

  1. Anita também me foi diagnosticada placenta grau III - muito envelhecida e me disseram que o miúdo ia sair magrinho porque ia deixar de ser tão bem alimentado... A obstetra mandou-me iniciar a aspirina para melhorar a circulação... No final saiu-me um rapagão... Por isso a Luisa vai sairrr maior/pesada que as previsões :) Estou a torcer por vocês :)

    ResponderEliminar
  2. ahahah filma, filma!!!! :)
    Quer seja para a semana, no final do mês, ou em Maio, vai tudo correr bem, relaxa! Estamos todos aqui para a nossa Luísa! <3

    ResponderEliminar