sábado, 30 de janeiro de 2016

Miau, fru, fru. Miau, fru, fru.



30 de Janeiro

Há pessoas de gatos e pessoas de cães. Isto em inglês soa melhor, acreditem. E a Luísa parece ser uma pessoa de gatos. Não sei bem que perceção um bebé de nove meses tem dos animais, mas a reação da Luísa hoje ao ver uma gata foi hilariante.

Primeiro ficou a olhar para ela com muita curiosidade e seguia-a com os olhos para todo o lado. Depois começou a esticar os braços em direção à gata e a fazer barulho. Pusemo-la então perto da bichana, mas das primeiras vezes que lhe passou junto levantou os pés, como quem diz “o que é isto a encostar-se a mim?”. Depois perdeu o medo e mal nos distraímos por segundos agarrou no pelo da gata e foi vê-la a puxá-lo com a força habitual com a qual puxa o meu cabelo. Escusado será dizer que vimos um tufo de pelo da gata pelos ares e o animal não ficou com cara de muitos amigos. Coitadinha, mais uns segundos e era amassada pela Luísa. Ia ser o verdadeiro gato-sapato.

Afastamo-la logo da gata, mais com medo do que a Luísa lhe pudesse fazer do que o contrário. Mas o caneco da rapariga não descansava, sempre a tentar ver onde andava a gata e quando a via começava a gritar e a fazer uns barulhos que nunca a tínhamos ouvido fazer. A rapariga transformou-se ao ver aquela linda gata de pelo comprido cinzento.

Bem, na verdade, e mesmo que ela não se apercebesse, a Luísa sempre teve dois gatinhos por perto. Culpa do pai. Na Pediatria o J. achava que ela estava muito sozinha no berço e trouxe-lhe de casa dois gatinhos que lhe tínhamos comprado no IKEA. Assim, quais sentinelas, um de um lado e o outro do outro, estiveram ali dia a pós dia a guardar a nossa Luísa no berço. Já em casa continuaram a dormir ao lado dela na alcofa e só com a passagem para o berço foram despromovidos de guardiões a meros brinquedos de peluche.

Luísa na alcofa com um dos seus gatinhos guardiões

Por isso é bem provável que inconscientemente desde sempre a Luísa tenha sido uma pessoa de gatos. As tias V. e L. vão adorar saber (mas não me tentem impingir gatos, que eu ainda não estou para isso!). Vamos com calma. Quem sabe, por influência da madrinha, até mude para os cães.

Mas enquanto isso, cá por casa, vou continuar a cantar a música dos gatinhos: Miau, fru, fru. Miau, fru, fru. Miau, miau, miau. Os três gatinhos perderam seus chapelinhos, puseram-se a chorar…agora a vovó L. continua com o resto que já não me lembro da letra.

2 comentários:

  1. Ela é uma verdadeira gatinha... e, daqui por uns anos, vais vê-la à procura dos melhores 'gatos' da área e região envolvente... aí, sim - cuidado com os 'gatos' (ou com o que ela possa fazer aos 'gatos')... bjis Luisinhas <3

    ResponderEliminar
  2. A relação que a Luisinha criou com a nossa gata foi sem dúvida admirável. Viu se que gostou muito! Por isso acredito que mais cedo ou mais tarde terão de pensar no assunto ��☺ ou então são sempre bem vindas cá a casa.
    Bjis Luisinha ��

    ResponderEliminar