terça-feira, 13 de outubro de 2015

Lá se foi o encanto da sopa




13 de Outubro

Ser mãe de primeira viagem é ser um pouco (ou muito!) ansiosa. No mundo em que passamos a viver tudo é novidade e às vezes queremos forçar a chegada de novas etapas. Foi assim com a chegada da sopa cá em casa.

Esperar. Eu devia ter esperado a consulta com a Pediatra para iniciar a sopa com a Luísa. Mas não, quis vê-la a comer a primeira sopa, quis ser eu a dar-lhe a primeira sopa e decidi seguir a receita da nossa enfermeira do Centro de Saúde e começar a dar sopa à minha Apressada.

As coisas até podiam ter corrido bem, que isto com bebés uma pessoa nunca sabe, mas não correram. Depois da sopa de batata e abóbora, seguiu-se a de batata e cenoura. Olha eu que adoro cenoura de todas as formas e feitios ia lá imaginar que a minha rapariga ia reagir tão mal à cenoura…

Primeiro começou a fazer cocó imensas vezes por dia, quase não havia uma fralda que eu tirasse que não tivesse uma descarga de cocó. Mas o pior para mim foi vê-la ficar com o rabinho horrivelmente vermelho. Nunca ela tinha ficado com o rabinho assim tão assado, quase carne viva. Coitadinha da minha Apressada que não tinha culpa nenhuma e estava ali a sofrer por causa das pressas da mãe.

Na consulta com a Pediatra contei-lhe a minha antecipação e ela torceu o nariz como quem diz “devias ter esperado”. Explicou-me que começa logo por uma sopa muito mais completa do que a aconselham no Centro de Saúde e que raramente os seus pequenos pacientes fazem reacção à sopa. Arroz, abóbora, cenoura, cebola, meio alho, couve branca, salsa, peito de frango e um fio de azeite em cru passou ser a receita cá em casa, com novas introduções a cada quatro dias.

A minha Apressada ainda demorou dois dias a estabilizar as imensas fraldas de cocó após esta nova sopa. O rabinho começou a melhorar devagarinho e na segunda vez que fiz a sopa retirei por completo a cenoura e parece-me que a assadura começou mesmo a desaparecer à velocidade da luz.

Durante estes dias em que a Luísa andou vermelhinha deixamos as toalhitas de lado e a nossa salvação foram umas compressas não tecido embebidas em água da Uriage, por sugestão da minha amiga J. Valeu-nos também muito Halibut e creme da Lutsine. Um autêntico milagre e o rabinho está agora quase bom.

Esta iniciação à sopa não foi pacífica e durante alguns dias lá se foi o encanto da chegada de mais esta etapa na vida da Luísa, mas agora está tudo a entrar na linha e espero estar a criar uma criança que adore sopa.




Sem comentários:

Enviar um comentário